Vestibular para Licenciatura no Campo 2013

UFGD realiza vestibular para Licenciatura em Educação do Campo

por Assessoria de Comunicação Social — última modificação 25/09/2013 11:00

Estão abertas as inscrições para o vestibular do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). São 120 vagas deste curso novo, que abre oportunidade para moradores de áreas rurais, que querem se formar como professores.

As inscrições no vestibular seguem até dia 7 de outubro, na página do vestibular:http://www.ufgd.edu.br/vestibular/psleduc2013. O valor da taxa de inscrição no vestibular é R$ 60,00, e deve ser paga até o dia 7 de outubro. A documentação pode ser entregue no Centro de Seleção da UFGD ou postada nos Correios até dia 8 de outubro.

As provas do vestibular vão acontecer no dia 10 de novembro de 2013, e serão realizadas simultaneamente nas cidades de Dourados, Nova Andradina, Sidrolândia, Itaquiraí, e Ponta Porã.

Como será o curso

A Licenciatura em Ciências da Natureza é uma graduação com duração de quatro anos, abrigada na Faculdade Intercultural Indígena e contará com 15 docentes em dedicação exclusiva ao curso. No total serão 3.390 horas/aula.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza visa trazer a oportunidade para moradores de áreas rurais que queiram atuar como professores no campo, para dar aulas de Biologia, Química e Física, para alunos do Ensino Médio.

O curso é resultado do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), do governo federal, que visa dar acesso a formação superior para as populações do campo, de forma a melhorar a produtividade e a qualidade de vida no meio rural.

O conteúdo do curso foi formulado por uma equipe multidisciplinar da UFGD junto a representantes de movimentos e organizações ligadas ao campo. Além das disciplinas ligadas às áreas das Ciências Naturais, o curso tem um currículo de disciplinas que engloba desde estudos na área de ciências humanas e sociais até matemática, além da prática durante seminários e em salas de aula.

De acordo com a agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Irmã Olga Manosso, um pré-levantamento realizado nas comunidades de assentados já revelou que há grande interesse por parte dos moradores do campo em ingressar na graduação. “Todas as capacitações e licenciaturas que a UFGD tem coordenado são de grande valor. Acompanhamos a Licenciatura em Ciências Sociais pelo Pronera e a formação de professores do Pro-Jovem do Campo. A Licenciatura que terá início no segundo semestre, em Ciências Naturais tem grande valor, pois nos assentamentos e áreas rurais são poucos os profissionais habilitados para atuarem nas áreas de Biologia, Química Física e Ciências da Natureza. Esperamos que venha cobrir uma lacuna na capacitação destes profissionais”.

29 de novembro de 2013

Edital de Convocação CCS nº 35 de 29 de novembro de 2013 - Primeira Chamada (republicado)

22 de novembro de 2013

Edital de Homologação CCS nº 30 de 22 de novembro de 2013 - Gabarito Definitivo das Provas Objetivas do Processo Seletivo para Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2013/UFGD)

Edital de Divulgação CCS nº 62 de 22 de novembro de 2013 - pontuação mínima para a correção da redação do Processo Seletivo para Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2013/UFGD)

29 de outubro de 2013

Edital de Convocação CCS nº 32 de 29 de outubro de 2013 - Convocação para Provas Objetivas e de Redação do Processo Seletivo para Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2013/UFGD)

Edital de Homologação CCS nº 26 de 29 de outubro de 2013 - Homologação do resultado das solicitações de inscrição para o Processo Seletivo para Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2013/UFGD) - Republicado por conter incorreções.

18 de outubro de 2013

10 de outubro de 2013

Edital de Retificação CS nº 2 de 10 de outubro de 2013 - Alterações no Edital de Abertura CS nº 03/2013 - Processo Seletivo para Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2013/UFGD)

...Mais Editais.